No boletim médico divulgado no sábado, a Santa Sé informou que Papa Francisco saúde respondeu bem ao tratamento. O pontífice apresenta uma “melhora gradual e leve”, o que é um bom sinal para sua recuperação.
O Papa Francisco saúde não participou do Angelus pelo quarto domingo consecutivo. O Vaticano comunicou que o jesuíta argentino, de 88 anos, continua se recuperando da pneumonia bilateral após 24 dias internado no hospital Gemelli, em Roma.
“Gostaria de agradecer a todos que me mostraram sua proximidade por meio da oração. Agradeço de coração! Também rezo por vocês”, escreveu o Papa Francisco em uma mensagem para o Angelus, como fez nas semanas anteriores.
O Papa Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, devido à bronquite, que se agravou para pneumonia bilateral.
Papa Francisco em 1º de fevereiro de 2025 — Foto: Tiziana Fabi/AFP Apesar da melhora, os médicos decidiram monitorar o estado de saúde de Francisco por mais alguns dias. Portanto, o prognóstico continua “reservado”, conforme informou o Vaticano.
Desde sua hospitalização, a saúde do Papa Francisco apresentou altos e baixos. Na segunda-feira, ele enfrentou “dois episódios de insuficiência respiratória aguda”, mas ainda se encontra estável.
Agora, uma máscara de oxigênio auxilia o Papa Francisco a respirar à noite. Durante o dia, ele utiliza cânulas nasais de alto fluxo, um suporte mais leve. Sua condição continua “estável”, mas os médicos aguardam novos exames.
Ainda não há previsão de quando o Papa Francisco receberá alta. Sua recuperação pode levar algum tempo, principalmente com o Jubileu em andamento, atraindo milhares de peregrinos a Roma. O Papa Francisco, primeiro papa latino-americano nasceu na Argentina e que recentemente se recusou a seguir os passos de seu antecessor o pontífice Bento XVI ao não renunciar e permanece afastado do público, sem aparições ou imagens divulgadas recentemente.