A Caixa Econômica Federal encerra nesta sexta-feira (30) o pagamento do Auxílio Gás de outubro , no valor de R$ 108 , para quem tem Número de Inscrição Social (NIS) final 0 . Dessa forma, o calendário de repasses de outubro chega ao fim.
O Auxílio Gás atende 5,01 milhões de famílias em todo o país e garante a compra do botijão de gás de 13 kg. O governo federal prorrogou o programa até 2026 , após a Emenda Constitucional da Transição , aprovada em 2022. Com isso, o benefício passou a cobrir 100% do preço médio do botijão , o que ajuda a aliviar o orçamento das famílias de baixa renda.
Além disso, o benefício segue o calendário do Bolsa Família e é pago a cada dois meses . Para receber, o cidadão precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter ao menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) .
A lei que criou o programa dá prioridade à mulher responsável pela família . O governo também assegura preferência para mulheres vítimas de violência doméstica , fortalecendo a proteção social desses grupos.
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou R$ 542 milhões ao pagamento das parcelas. Portanto, o investimento reforça o compromisso do governo em manter o benefício ativo e atualizado.
Gás do Povo vai substituir o Auxílio Gás gradualmente Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo , que começará a substituir o Auxílio Gás de forma gradual. O novo modelo traz mudanças importantes na forma de acesso ao benefício.
Enquanto o Auxílio Gás repassa o valor em dinheiro, o Gás do Povo permitirá que as famílias retirem a recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas . Desse modo, o governo busca garantir mais transparência e praticidade na distribuição.
Além disso, o novo programa pretende triplicar o número de beneficiários , alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o Brasil. Com essa ampliação, o governo espera aumentar o acesso ao gás de cozinha e fortalecer o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Siga o portal Amazonas 24 horas no Instagram: Clique aqui
Siga o portal Amazonas 24 horas no Facebook: Clique aqui