Auxílio Gás paga R$ 110 para beneficiários com NIS final 3 Os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com NIS final 3 recebem nesta sexta-feira (12) o Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110. Além disso, o pagamento segue o calendário do Bolsa Família, que vai até 23 de dezembro para famílias com NIS final 0.
O programa, previsto para durar até o fim de 2026, beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês. Isso ocorre porque a Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022, garantiu a manutenção do valor equivalente a 100% do preço médio do botijão de 13 kg.
Quem tem direito ao Auxílio Gás Para receber o Auxílio Gás, a família precisa estar incluída no CadÚnico e ter ao menos um integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, a legislação do programa determina prioridade para:
Mulheres responsáveis pela família Mulheres vítimas de violência doméstica Dessa forma, o governo busca reforçar a proteção às famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Pagamentos acontecem a cada dois meses O Auxílio Gás é pago bimestralmente e, consequentemente, segue sempre o mesmo calendário do Bolsa Família. Por isso, o repasse de dezembro está sendo liberado de forma escalonada conforme o número final do NIS. Assim, os beneficiários conseguem se organizar com antecedência.
Gás do Povo deve substituir o Auxílio Gás Em setembro, o governo federal lançou o Gás do Povo, que deve substituir gradualmente o Auxílio Gás em todo o país. Diferentemente do modelo atual, o novo programa não entrega dinheiro. Em vez disso, as famílias beneficiadas poderão retirar a recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas.
Além de mudar a forma de distribuição, o objetivo é triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, o Gás do Povo começou a ser distribuído para um milhão de famílias em capitais como:
Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Assim, o governo pretende ampliar o acesso ao gás de cozinha e reduzir o impacto do custo no orçamento das famílias.
Siga o portal Amazonas 24 horas no Instagram: Clique aqui