Ministério da Saúde intensifica ações com plano de contingência e monitoramento regional para conter avanço de arboviroses como dengue, chikungunya e zika.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses foi instalado nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Saúde . O objetivo é reforçar o monitoramento, a vigilância epidemiológica e o controle de vetores. O Amazonas registrou 29 casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica de 2025, uma redução significativa em comparação aos 510 casos registrados no mesmo período de 2024.
Além do COE, o Ministério lançou o Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika . Este plano atualiza a versão de 2022 e oferece diretrizes regionais para preparar redes assistenciais, fortalecer a prevenção e responder rapidamente às epidemias.
Iniciativas Estratégicas no Controle de Arboviroses Entre as principais ações do plano estão:
Expansão do método Wolbachia para 40 cidades até 2025;Borrifação residual intradomiciliar em áreas de grande circulação;Instalação de 150 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas na fase inicial;Uso de Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitoramento de vetores; Ampliação de tecnologias como insetos estéreis em comunidades indígenas. Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos. Já em 2025, até 8 de janeiro, foram notificados 10,1 mil casos e 10 óbitos em investigação, com maior concentração nas regiões Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Vacinação e Conscientização: Armas Contra a Dengue O Ministério também anunciou a aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue para 2025, além de distribuir mais de 3 milhões de testes de diagnóstico. Contudo, a principal estratégia segue sendo a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti , com apoio de agentes de saúde.
Em dezembro de 2024, o Dia D de Mobilização contra a Dengue reuniu esforços de governos e da sociedade para conscientizar sobre ações simples que evitam a proliferação do mosquito.