Brasileiros deportados dos EUA chegaram a Manaus sob condições polêmicas, gerando críticas e repercussão nacional.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, algemados e com os pés presos. Alguns também estavam encapuzados, o que intensificou as críticas ao tratamento recebido.
Durante o desembarque, uma pessoa no local tentou amenizar a situação ao dizer: “Bem-vindos de volta”. No entanto, o grupo passou a noite em um salão do aeroporto após o cancelamento do voo que os levaria ao destino final, o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
O Ministério da Justiça divulgou uma nota repudiando o tratamento recebido pelos cidadãos brasileiros, classificando-o como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais”. Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado e determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para garantir que os deportados fossem transportados “com dignidade e segurança”.
A pasta destacou ainda que “a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”.
O caso segue gerando debates sobre o tratamento de brasileiros deportados e as condições enfrentadas durante a deportação. Veja o vídeo:
Destino final: Após uma longa jornada, o grupo seguirá para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais.