Manaus/AM – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se pronunciou, nesta sexta-feira (28), sobre a capivara Filó ser entregue a Superintendência do órgão no Amazonas, na quinta-feira (27).
Em nota, o Ibama informou que foi até Autazes onde Filó vivia junto com fazendeiro e TikToker Agenor Tupinambá e propôs a soltura dela nas proximidades do município, mas a família do jovem acreditava que animal poderia se tornar alvo de caçadores da região.
“Os veterinários, biólogos, família e assessoria do Senhor Agenor concordaram que seria melhor deixá-la no Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) do IBAMA onde ficará aos cuidados de Analistas e Técnicos habilitados e com os meios necessários para manutenção de sua saúde e bem-estar, podendo ser visitada por Agenor, até que se encontre um local adequado que já sendo estudado para sua devolução à natureza. Esta medida foi aprovada pelos veterinários e biólogos presentes na equipe’”, informou.
O Ibama informou ainda que é recomendado que Filó fique com o mínimo de presença humana, gerida e cuidada pelo que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) onde estará livre em seu ambiente natural e cumprirá suas funções ecológicas de alimentação, convivência em bando, dispersão de sementes e reprodução.
“As decisões ocorreram de forma pacífica e conjunta entre as partes (Técnicos e Família Tupinambá), visando sempre o bem estar do animal”, finalizou a nota.